segunda-feira, 28 de maio de 2012

Escritas antigas e seus alfabetos


 Quando podemos mostrar uma imagem de um lugar em que os aventureiros estão, o desenho de um monstro que encontraram ou então de uma armadura ou objeto mágico sentimos que aquilo causa um bom efeito. É legal ver aquelas imagens bonitas dos personagens, construções antigas, mapas de cidade ou da região, da uma sensação a mais de que aquilo existe e as vezes uma ajuda para quem não consegue visualizar ou até em lugares que são muito cheios de detalhes e o mestre acaba esquecendo de algo. Foi daí que surgiu minha ideia.
 Mensagens foram trocadas durante toda história da humanidade e com os mais diversos fins. As vezes eram só noticias casuais ou de importância familiar, as vezes requisições reais ou até declarações de guerra.
 Muitas mensagens e textos antigos resistiram ao longo dos anos e trouxeram algo muito importante com elas. Os alfabetos usados por povos em diversas regiões, alfabetos que são usados para definir fatos históricos que outros meios nem sequer conseguiram chegar perto de solucionar e estabelecer. Enfim, alfabetos antigos são de grande importância, mas não é sobre isso que eu quero falar. Já notou o quanto eles são legais?! Acho que podem ser usados como um utensílio a mais pelo mestre. Imagine uma missão onde se deva entregar uma mensagem antiga ou então decifrar um texto milenar que contem uma profecia há muito tempo esquecida. Agora imagine tudo isso novamente enquanto seus jogadores seguram um papel pardo com uma mensagem escrita em caracteres completamente exóticos e bacanas.

O alfabeto rúnico

 Creio que esse alfabeto causa uma imediata assimilação com tempos antigos e fantasia e é esse o intuito do texto. Ajudar a ambientar e sugerir temas com as letrinhas estranhas.
 O alfabeto rúnico não contem todas as letras do atual alfabeto assimilado pela maioria dos povos hoje em dia e também tem essas letras ‘duplas’ na equivalência que podem causar confusão. Algumas trocas precisam ser feitas e aqui vão alguns exemplos.

 
  Traduzindo letra por letra, chegaremos à palavra ‘eskluzao’. Não existe ‘x’ nas runas, mas no caso da palavra ‘exclusão’ o ‘x’ tem som de ‘s’ e pode ser substituído para se adequar. Outra coisa importante é o uso do ‘z’ no lugar do ‘s’. O motivo é o mesmo do anterior, na palavra o ‘s’ da silaba ‘são’ é pronunciado com o som de ‘z’. Essa padronização torna a escrita mais fácil e essa estranheza na hora de traduzir pode acrescentar um colorido a aventura. Um idioma antigo que precisa de sábios para traduzir ou interpretar provavelmente não seria escrito como nos dias atuais de sua aventura, seria?

 Novamente, traduzindo letra por letra, chegamos a ‘wingansa’. A palavra seria ‘vingança’, como o alfabeto rúnico não contem nenhuma letra equivalente ao ‘v’, acredito que pelo uso moderno do ‘w’ com som de ‘v’, a letra possa ser substituída e entendida pelos jogadores. Um pouco de trabalho para entender a mensagem ou profecia também não cairia mal, hehe.
 

 ‘O rei dewe morrer’. Os aventureiros encontrariam uma forma de decodificar essa mensagem antes que ela se realizasse? Poderiam eles bolar um contra plano para pegar os assassinos no caso de conseguirem decodificar a tempo a pequena carta?
 Apesar de um pouco complexo, acredito que uma mensagem escrita dessa forma possa ser bem explorada pelo mestre em aventuras e buscas de várias formas.
 Idiomas antigos em tempos remotos da fantasia poderiam ter muitos poucos falantes ou ter um custo de tradução altíssimo. O tradutor também passaria a conhecer o conteúdo que aquela mensagem antiga tinha a revelar. Enfim, tramas inteiras podem se desenvolver com um papel escrito em letras estranhas nas mãos de jogadores criativos.

3 comentários:

  1. Muito bom o post !!!
    Escritas antigas me interessam muito.

    Alfabetos antigos, runas, hieroglifos, pictogramas, pinturas rupestres
    Tudo isso serve muito pra enriquer o jogo.
    Acho q soh a simples presença deles jah aumenta muito a diversão.

    Eu ateh gosto de inventar algumas letras :-)
    Minha maior invenção foi para o som do d+j
    Pra entonação noderstina de diaxo - dhjaxo
    Hehehe

    Eu nunca utilizei alfabetos estranhos como ponto principal de uma aventura, geralmente utilizo para dá alguma dica, revelar alguma magia, ou como armadilha. Infelizmente sempre existe a possibilidade dos jogadores ignorarem ou não encontrarem a
    escrita. Aih é tentar aproveitar na próxima.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Buscar conhecer alguns sotaques também ajuda muito!
      Gosto muito desses detalhes que trazem o mundo do rpg para mais perto :D

      Excluir