Quando podemos
mostrar uma imagem de um lugar em que os aventureiros estão, o desenho de um
monstro que encontraram ou então de uma armadura ou objeto mágico sentimos que
aquilo causa um bom efeito. É legal ver aquelas imagens bonitas dos
personagens, construções antigas, mapas de cidade ou da região, da uma sensação
a mais de que aquilo existe e as vezes uma ajuda para quem não consegue
visualizar ou até em lugares que são muito cheios de detalhes e o mestre acaba
esquecendo de algo. Foi daí que surgiu minha ideia.
Mensagens foram
trocadas durante toda história da humanidade e com os mais diversos fins. As
vezes eram só noticias casuais ou de importância familiar, as vezes requisições
reais ou até declarações de guerra.
Muitas mensagens e
textos antigos resistiram ao longo dos anos e trouxeram algo muito importante
com elas. Os alfabetos usados por povos em diversas regiões, alfabetos que são
usados para definir fatos históricos que outros meios nem sequer conseguiram
chegar perto de solucionar e estabelecer. Enfim, alfabetos antigos são de
grande importância, mas não é sobre isso que eu quero falar. Já notou o quanto
eles são legais?! Acho que podem ser usados como um utensílio a mais pelo
mestre. Imagine uma missão onde se deva entregar uma mensagem antiga ou então
decifrar um texto milenar que contem uma profecia há muito tempo esquecida.
Agora imagine tudo isso novamente enquanto seus jogadores seguram um papel
pardo com uma mensagem escrita em caracteres completamente exóticos e bacanas.
O alfabeto rúnico
Creio que esse
alfabeto causa uma imediata assimilação com tempos antigos e fantasia e é esse
o intuito do texto. Ajudar a ambientar e sugerir temas com as letrinhas
estranhas.
O alfabeto rúnico não
contem todas as letras do atual alfabeto assimilado pela maioria dos povos hoje
em dia e também tem essas letras ‘duplas’ na equivalência que podem causar
confusão. Algumas trocas precisam ser feitas e aqui vão alguns exemplos.
Traduzindo letra por
letra, chegaremos à palavra ‘eskluzao’. Não existe ‘x’ nas runas, mas no caso
da palavra ‘exclusão’ o ‘x’ tem som de ‘s’ e pode ser substituído para se
adequar. Outra coisa importante é o uso do ‘z’ no lugar do ‘s’. O motivo é o
mesmo do anterior, na palavra o ‘s’ da silaba ‘são’ é pronunciado com o som de
‘z’. Essa padronização torna a escrita mais fácil e essa estranheza na hora de
traduzir pode acrescentar um colorido a aventura. Um idioma antigo que precisa
de sábios para traduzir ou interpretar provavelmente não seria escrito como nos
dias atuais de sua aventura, seria?
Novamente, traduzindo
letra por letra, chegamos a ‘wingansa’. A palavra seria ‘vingança’, como o
alfabeto rúnico não contem nenhuma letra equivalente ao ‘v’, acredito que pelo
uso moderno do ‘w’ com som de ‘v’, a letra possa ser substituída e entendida
pelos jogadores. Um pouco de trabalho para entender a mensagem ou profecia
também não cairia mal, hehe.
‘O rei dewe morrer’.
Os aventureiros encontrariam uma forma de decodificar essa mensagem antes que
ela se realizasse? Poderiam eles bolar um contra plano para pegar os assassinos
no caso de conseguirem decodificar a tempo a pequena carta?
Apesar de um pouco
complexo, acredito que uma mensagem escrita dessa forma possa ser bem explorada
pelo mestre em aventuras e buscas de várias formas.
Idiomas antigos em
tempos remotos da fantasia poderiam ter muitos poucos falantes ou ter um custo
de tradução altíssimo. O tradutor também passaria a conhecer o conteúdo que
aquela mensagem antiga tinha a revelar. Enfim, tramas inteiras podem se desenvolver
com um papel escrito em letras estranhas nas mãos de jogadores criativos.
Muito bom o post !!!
ResponderExcluirEscritas antigas me interessam muito.
Alfabetos antigos, runas, hieroglifos, pictogramas, pinturas rupestres
Tudo isso serve muito pra enriquer o jogo.
Acho q soh a simples presença deles jah aumenta muito a diversão.
Eu ateh gosto de inventar algumas letras :-)
Minha maior invenção foi para o som do d+j
Pra entonação noderstina de diaxo - dhjaxo
Hehehe
Eu nunca utilizei alfabetos estranhos como ponto principal de uma aventura, geralmente utilizo para dá alguma dica, revelar alguma magia, ou como armadilha. Infelizmente sempre existe a possibilidade dos jogadores ignorarem ou não encontrarem a
escrita. Aih é tentar aproveitar na próxima.
Buscar conhecer alguns sotaques também ajuda muito!
ExcluirGosto muito desses detalhes que trazem o mundo do rpg para mais perto :D
legal
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