segunda-feira, 2 de junho de 2014

O Basic D&D está chegando... e agora?


Muitos blogs já cobriram esse lançamento de forma muito boa. Admito que o Basic chamou minha atenção para esse novo sistema que, até então, não me prendia. Jogo Old Dragon, gosto do sistema e pronto. Mas esse lançamento da Wizards me fez pensar, afinal, uma empresa desse tamanho não faz essas jogadas por acaso e é ai que eu fiquei preocupado.


"Basic D&D is a PDF that covers the core of the game. (...) But the best part? Basic D&D is a free PDF. Anyone can download it from our website. We want to put D&D in as many hands as possible, and a free, digital file is the best way to do that."

Eu mesmo joguei o Old Dragon usando a versão fast play por um bom tempo (e olha que ela nem cobre muitos níveis de personagem) e me diverti bastante. Vendo que o D&D teria um material gratuito, acessível e provavelmente modular entre as edições - ou algo assim -  me deixou feliz, ai lembrei da open game license do D20.
A licença aberta proporcionou um boom gigantesco no mercado e, algum tempo depois, ele saturou e morreu. Livros eram lançados loucamente, a qualidade começou a cair na mesma velocidade e as publicações, em geral, seguiam a fórmula dos três livros básicos: muita mecânicas e pouca ambientação. A maioria do público gostava, eu acho, mas enfim.
Será que esse produto gratuito virá acompanhado de uma licença aberta? Será que seremos soterrados por material desse novo sistema? Será que isso é ruim?
Não sei... É bom pensar que podemos ter novamente uma empresa grande impulsionando o nosso hobby favorito e publicando materiais interessantes (Greenwood está novamente cuidando oficialmente de Forgotten, pode ser que as coisas voltem ao eixo). Não desmerecendo as empresas menores, afinal, meu rpg favorito vem delas, mas nunca é ruim saber que um monstro da publicação está trilhando bons caminhos. Caso isso não aconteça já sabemos que as empresas e publicações independentes estão e sempre estarão ai para salvar o nosso velho e bom RPG.

Nenhum comentário:

Postar um comentário